Pós-crédito: 6 dicas para obter os melhores resultados na sua empresa

Uma das maneiras de alavancar os negócios, investindo em tecnologia, em expansão, em capital de giro, em recursos etc, é por meio da aquisição de crédito. Mas, se feito de maneira inadequada, essa aquisição pode se tornar um problema e não uma solução para o gestor.

Sendo assim, além de escolher uma boa instituição financeira, confiável e que ofereça boas taxas de juros, é importante dedicar uma atenção especial ao pós-crédito, período após a aquisição de um crédito. Esse controle mesmo após a aquisição, permite que haja um bom controle do pagamento das parcelas, boa aplicação e monitoramento da efetividade do crédito.

Neste post, vamos entender como utilizar o crédito para produzir os melhores frutos para o seu negócio, fazendo uma boa gestão pós-crédito. Confira!

1. Tenha um plano de negócios adequado

Para garantir a disponibilidade do empréstimo, muitos bancos analisam se a empresa tem um plano financeiro robusto — analisam qual é o direcionamento de seus negócios. Esse plano traz uma introdução sobre quem você é e sobre o que é o seu negócio.

Um plano de negócios deve ser capaz de estabelecer as metas, a missão e a forma como ela será executada para atingir todos os objetivos declarados. Lembre-se de que um grande plano de negócios deve convencer o banco de seu sucesso.

No pós-crédito, o empreendedor deve garantir que os recursos serão aplicados de acordo com o que foi planejado, aproximando os resultados alcançados do que foi esperado, garantindo o pagamento das parcelas e a confiança da instituição financeira para a obtenção de novos créditos.

2. Defina os setores que podem ser potencializados com o crédito

Um empréstimo para pequenas empresas pode abrir muitas oportunidades para o crescimento e expansão do negócio. Aqui estão algumas das áreas que podem ser potencializadas nas empresas com a alocação dos recursos.

Logística

Um empréstimo pode fornecer fluxo de caixa para permitir que você reabasteça o estoque atual e compre novos produtos para aumentar a capacidade de atendimento. Um estoque novo e atualizado amplia o alcance e o apelo de sua linha de produtos, levando a que mais clientes fiquem mais satisfeitos ao ter um maior poder de escolha.

Renovação de equipamentos

O crédito pode ser utilizado para a modernização das máquinas ou veículos atuais ou para ampliar a capacidade do seu negócio com a aquisição de ferramentas mais modernas que podem aumentar sua eficiência e produtividade.

Os benefícios incluem maquinário mais eficaz, uma frota mais eficiente e custos de manutenção reduzidos.

Marketing

Com um empréstimo você pode, por exemplo, contratar novos funcionários para aumentar seu time de marketing ou investir em software e sistemas que ampliam a capacidade dos colaboradores do setor. Além disso, a sua empresa pode começar a investir ou ampliar os seus investimentos em mídia, através de tráfego pago ou orgânico, proporcionando mais receita ao seu negócio.

Contratação e treinamento

Investir em sua equipe é vantajoso para as duas partes; eles se sentem seguros e valorizados em seu trabalho, e você se beneficia de sua experiência e eficiência aprimoradas. Um empréstimo abre oportunidades para o desenvolvimento da equipe ou permite que você contrate novos membros da equipe.

Capital Empreendedor - 632dec49225f968d018ea5cf 1%20(14)

3. Faça um planejamento de pagamento das parcelas

Não deixe para pensar nas parcelas somente quando tiver chegando o dia do pagamento, pois os imprevistos nunca chegam com hora marcada e um atraso pode encarecer muito o crédito e prejudicar o nome de sua empresa. Assim que o crédito for contratado, liste todas as datas e valores a serem pagos em um sistema de gestão, planilha ou em outras ferramentas digitais de controle.

Além de definir as fontes de receita que serão utilizadas para o pagamento, crie alertas e notificações antecipados para que você possa se lembrar durante o mês do pagamento da parcela em questão.

Quanto mais organizado e bem estruturado for seu planejamento de pagamento de parcelas, menores serão as margens de erros durante o processo e melhor será o aproveitamento do crédito adquirido.

4. Tenha disciplina financeira

O crédito empresarial pode ser a solução que sua empresa precisa para realizar investimento, expansão e produção de capital de giro, porém , para que não haja prejuízos no percurso é importante que o gestor tenha disciplina financeira.

Essa disciplina começa com a separação entre a conta pessoal da conta corporativa — infelizmente, muitos empreendedores de pequena e médias empresa não adotam essa prática e essa mistura pode levar a sérias complicações no âmbito corporativo e pessoal

Uma boa prática é a criação de um salário fixo para o gestor — pró-labore — encaixando os seus ganhos dentro da realidade das receitas corporativas, sem a chance de acabar criando um fluxo de retirada de recursos descontrolado da empresa.  

5. Mantenha registros financeiros organizados

Obter um empréstimo empresarial de um banco se torna mais fácil quando você tem demonstrações financeiras adequadas. Os bancos sempre vão querer verificar seu balanço patrimonial, demonstrativos de fluxo de caixa e demonstrativos de renda para verificar se você tem a capacidade de pagar o empréstimo ou não.

Isso significa que, se você não está mantendo esses registros, é hora de começar, pois eles podem ser úteis no futuro ao solicitar um novo empréstimo. Isso deve ser mantido no pós-crédito, afinal, uma nova receita entrou para impulsionar os negócios e, se tudo ocorrer bem, aumentará a lucratividade da empresa.

6. Faça avaliações periódicas

Quando a empresa se planeja para adquirir um crédito, ela faz com um objetivo específico. Sendo assim, é importante avaliar de maneira periódica se o objetivo está sendo alcançado e se a aquisição do crédito está dando retorno.

A situação da empresa melhorou financeiramente após o crédito? O investimento realizado está dando o retorno previsto? Faça perguntas que respondam às questões relativas aos objetivos do empréstimo e veja se a expectativa está sendo alcançada.

Assim como em quase todos os processos corporativos, a aquisição de crédito também pode passar por uma melhoria contínua. Saber o que vem dando certo e o que não aconteceu da forma esperada, servirá de base para o planejamento de novos empréstimos, permitindo que a empresa possa expandir a sua capacidade com a aquisição de crédito de forma sustentável.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter as ferramentas necessárias para fazer uma gestão pós-crédito. A aquisição de um empréstimo, quando feita de maneira organizada e planejada, pode dar o diferencial que sua empresa precisa para crescer e se destacar em seu mercado.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.

Rolar para cima