Open Banking: entenda seu impacto no mercado financeiro
Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, não só a nossa rotina do dia a dia foi mudando, como também houve impactos significativos na maneira pela qual a sociedade interage com o seu dinheiro e recursos. Por isso, aprender como o sistema Open Banking tem mudado o mercado financeiro pode ser muito importante.
Muita gente ainda não está familiarizada com esse conceito, mas essa é uma realidade que já está se fazendo presente e deve ser ainda mais nos próximos anos, tendo em vista que se trata de uma opção altamente vantajosa e que vai influenciar positivamente a vida das pessoas. Continue lendo o post e descubra do que se trata!
- Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como calcular?
- Qual a alternativa de captação de recursos para uma empresa?
- Crédito empresarial: como utilizar o seu dinheiro de forma inteligente
- Pendências Financeiras: como influenciam na concessão de empréstimos?
Qual o conceito de Open Banking?
O termo Open Banking vem do inglês e pode ser compreendido como “banco aberto”. A sua ideia é justamente essa: a de oferecer um leque mais amplo e acessível de opões para os clientes, que passam a ter mais voz e serem mais ativos no seu relacionamento com o sistema bancário, com o máximo de facilidades e liberdade.
É uma tendência em sintonia com a atual era digital, que demanda mais agilidade e velocidade para tudo. O Open Banking adota uma tecnologia padronizada, chamada de API, que simplifica a portabilidade de dados, amplia a oferta serviços e eleva a concorrência em um setor que, historicamente, é bastante concentrado e pouco competitivo.
Como está a estrutura de regulamentação no Brasil?
A implementação do Open Banking no Brasil já está em vigor, assim como em diversos outros locais do planeta. Tudo é feito em etapas e o cronograma por aqui foi dividido pelo Banco Central em quatro fases. A primeira já foi iniciada e a sua principal característica é a disponibilização de dados em instituições participantes, como operações de crédito.
A segunda, que está prevista para julho de 2021, permite que os clientes solicitem e compartilhem suas informações de cadastro, enquanto a terceira já permitirá o compartilhamento do próprio histórico de informações financeiras. A quarta e última vai ampliar as ações e produtos, com serviços relacionados a seguros, previdência e investimento.
Como o Open Banking pode mudar o mercado?
Open Banking promete mudar o mercado financeiro e influenciar positivamente a vida das pessoas, já que traz mais autonomia e liberdade. Ele tende a ser bem mais prático e eficiente do que o modelo tradicional, tendo em vista que dá mais liberdade para que os clientes façam o que desejarem com suas informações e cadastros.
Além disso, tudo é feito com o máximo de segurança, com o uso da tecnologia de APIs, que elimina intermediários e torna os processos de migração de dados muito mais rápidos. Empresas também poderão se beneficiar do sistema, sobretudo quando estiverem em sintonia com as práticas mais modernas e dinâmicas de operação.
Como você pôde ver, o sistema Open Banking tem mudado o mercado financeiro, trazendo mais liberdade e ampliando as possibilidades que o cliente tem de obter serviços em melhor sintonia com suas demandas.