O financiamento sustentável pode ser obtido por diversos tipos de empresa e representar ganhos para todos os envolvidos. Isso porque os critérios exigidos envolvem ações empresariais de ESG (Ambiental, Social e Governança), que minimizam os danos ambientais, agem em prol da inclusão social, diversidade na cultura organizacional e transparência na gestão.
É sobre isso que trataremos neste post. A seguir, entenda melhor o que é um financiamento sustentável, como funciona e os cuidados que devem ser observados na contratação. Confira!
O que é um financiamento sustentável?
O financiamento sustentável é a obtenção de recursos financeiros por empresas que apresentam projetos voltados às soluções para questões ambientais e sociais, gerando com isso bons retornos financeiros.
As organizações que buscam esse tipo de financiamento sustentável tendem a ser melhor avaliadas pelo mercado e apresentar menor risco de investimento.
Como funciona o financiamento sustentável?
As empresas interessadas em buscar financiamento sustentável devem apresentar um plano de investimento alinhado aos critérios de sustentabilidade. Elas também precisam estar em dia com as suas obrigações legais e fiscais, além de apresentar um histórico de crédito positivo.
Para obter o financiamento sustentável, além de bancos e intuições financeiras, é possível buscar por fundos de investimentos que apoiam as organizações com práticas sustentáveis. Eles são cada vez mais comuns no mercado financeiro e podem ser uma opção adequada para empresas que atendam aos critérios ESG, que incluem atividades ligadas a:
- matriz energética renovável;
- saneamento básico;
- mobilidade urbana de baixo carbono;
- projetos de grande impacto social.
Quais são os impactos do financiamento sustentável?
Obter um financiamento sustentável para projetos que seguem os princípios ESG proporciona diversas vantagens para as empresas. Veja algumas das principais a seguir.
Mitigação de riscos
As empresas sustentáveis ficam menos expostas a riscos ambientais e sociais, como as mudanças climáticas, escassez de recursos e desastres naturais. Da mesma forma, são menos sujeitas a riscos regulatórios e reputacionais.
Valorização da marca
À medida que as empresas com projetos sustentáveis reduzem os riscos sociais e ambientais, também mostram aos clientes e investidores que a marca se preocupa com essas questões e atuam com propósito para melhorar tais aspectos.
Uso sustentável dos recursos naturais
A utilização de fontes de energia renováveis e os demais esforços sustentáveis auxiliam as empresas a minimizarem os impactos negativos de suas operações no meio ambiente.
Quais cuidados a serem tomados ao contratar um financiamento sustentável?
Ao buscar um financiamento empresarial sustentável, é necessário que as empresam fiquem atentas a alguns cuidados para garantir que o investimento seja, de fato, sustentável. Para isso, é preciso observar os seguintes pontos:
- escolher uma instituição financeira experiente nesse tipo de financiamento, com critérios claros para avaliar os projetos, como o BNDES;
- ter um plano de negócios bem-estruturado e um projeto viável, que considere os aspectos ambientais, sociais e de governança.
- fornecer informações claras e precisas sobre como os recursos foram utilizados, os impactos gerados e os resultados alcançados.
Além de representarem um investimento responsável e ético, as empresas comprometidas com os critérios ESG apresentam mais resiliência em longo prazo. Dessa forma, vale a pena aproveitar as oportunidades de criar projetos verdes e obter o financiamento sustentável.
Se gostou deste tema e quer continuar acompanhando publicações como esta, curta agora mesmo a nossa página no Facebook!