Documentos para solicitar crédito para a empresa: saiba quais são exigidos

É importante sempre apresentar a documentação pedida pela financiadora no momento de solicitar o seu crédito, pois só assim será possível finalizar o processo e ter a sua solicitação aceita.

Neste texto, você conhecerá quais os documentos para solicitar crédito para empresa. Além disso, entenderá o que é o Know Your Client e como ele pode auxiliar nesse processo de documentação. Ficou interessado? Continue a leitura!

Quais os documentos para solicitar crédito para a empresa?

A documentação da sua empresa precisa estar em dia e ser apresentada na hora de realizar a solicitação de crédito, seja on-line ou no estabelecimento de um banco ou financiadora. Por isso, confira a seguir o que é necessário para realizar essa atividade e conseguir um empréstimo com garantia de aval.

Contrato social da empresa

O contrato social é um documento que delimita as regras e condições nas quais uma instituição opera. Além disso, também é nesse documento que estão definidas as obrigações e direitos que os proprietários da instituição devem seguir.

Muitos consideram esse papel como uma “certidão de nascimento para instituições” e, por isso, deve estar presente como um dos documentos para solicitar crédito para a empresa, para que a financiadora conheça mais sobre o empreendimento e consiga algumas informações importantes para o processamento da solicitação.

Importante: verifique se no documento esteja contada a última alteração contratual.

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Extratos bancários

O extrato bancário é um documento que visa listar todas as transações bancárias feitas por uma pessoa jurídica ou física. Nele, constam as saídas e entradas de dinheiro e, muitas vezes, a finalidade de cada movimentação ou para quem esse dinheiro foi enviado.

Apresentar extratos de pelo menos 4 meses anteriores de todas as contas PJ da empresa é uma forma de provar que o seu negócio têm feito um bom controle do dinheiro, além de receber, mensalmente, uma quantia mais que suficiente para quitar o pagamento do crédito no período estipulado.

Declaração de faturamento

Já a declaração de faturamento é um documento emitido anualmente por empresas dos mais diversos portes, listando os ganhos que tiveram durante o período para fins fiscais.

Esse também é um tipo de documento que auxilia no conhecimento sobre a realidade financeira da instituição, o que trará maior confiança de que a sua empresa está em uma boa fase e não oferecerá inadimplências.

É importante se certificar de que a declaração de faturamento utilizada para o pedido de empréstimo seja dos últimos 36 meses, além de ser devidamente assinada pelo contador responsável.

Comprovante de Endereço PJ

A instituição também precisa apresentar um comprovante de endereço da sua empresa. Para fazer isso, é possível apresentar contas de água, luz, telefone ou contracheque emitido por órgão público.

Documentação para sócios

Os sócios também precisam apresentar suas respectivas documentações, que são as seguintes: RG, CPF, comprovante de residência como pessoa física e IRPF de todos os sócios + recibo de envio.

Documentação para empréstimo com garantia de imóvel

Para as empresas que querem dar algum imóvel como garantia, é necessário apresentar CPF e RG do dono do imóvel, além da matrícula do bem, um documento que serve como um “CPF” do imóvel.

Documentação para empréstimo com garantia de veículo

Já para as instituições que oferecerão um veículo como garantia de empréstimo, precisam apresentar um contrato social com a última alteração, os 3 último holerites, CPF e RG dos sócios, além dos documentos do veículo.

O que é o conceito de Know Your Client (KYC)?

O Know Your Client (KYC) é um processo considerado obrigatório para a etapa de identificação do cliente, pois ele auxilia no cumprimento de normas internacionais, além de proteger a empresa sobre possíveis calotes e outros problemas.

Ele é dividido em 3 etapas: verificação de identidade do cliente, captura de dados e histórico do cliente. Entenda melhor cada uma delas a seguir:

1. Verificação de identidade do cliente

Nela, a empresa precisa se certificar de que as informações fornecidas pelos clientes realmente são verdadeiras. Para tal, é necessário exigir documentos oficiais que validem esses dados, como RG, carteira de trabalho, passaporte, etc.

2. Captura de dados

Por conta dessa verificação, são coletados diferentes dados sobre o cliente pelo banco. Essas informações são armazenadas em sistemas de relacionamento e gestão e são importantes para otimizar a integração de clientes, estratégias de avaliação de risco e de due diligence.

3. Histórico do cliente

Ainda é possível ter um banco de dados com todas as transações feitas anteriormente pelo cliente, informação que pode ser adquirida por meio de Medidas e Vigilância do Cliente. Assim, é possível saber quais deles já tiveram situações de atraso ou inadimplência no pagamento.

Assim, você entendeu documentos para solicitar crédito para a empresa. Mas, qual será a melhor opção de crédito para o seu negócio?

Existem diversas opções: bancos, fintecs, BNDES… entretanto, a melhor estratégia é conhecer melhor cada uma das opções. Neste texto, explicamos como funciona cada uma delas.

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