Formas para recuperar dívidas de seus clientes
Enfrentar alguns problemas com inadimplência é algo comum para empresas dos mais variados segmentos do mercado, sobretudo em períodos tão complexos como os dos últimos meses, com a tremenda crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, preparamos este conteúdo mostrando como recuperar dívidas de seus clientes.
Para ter sucesso nesse desafio, o gestor inteligente precisará realizar as melhores ações estratégicas e utilizar as táticas mais eficientes, de forma a reaver esse recurso, equilibrar o caixa e assegurar investimentos que permitam a sobrevivência do negócio. Continue lendo e descubra como fazer isso.
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Mantenha uma boa organização
O primeiro passo para aprender como recuperar dívidas de clientes é manter uma boa organização no seu negócio. Afinal, caso não faça isso, é altamente provável que você e seus colaboradores se percam em prazos, nomes e vencimentos, podendo se esquecer de cobranças ou, pior ainda, cobrar o cliente errado.
Os mais tradicionalistas podem estar acostumados com pastas e arquivos, mas a tecnologia favorece esse cenário e você pode apostar em uma solução digital, como sistemas e softwares de gestão. O importante é que todos os dados e informações corretas sejam inseridas tão logo sejam recolhidas no dia a dia, para minimizar as chances de erros.
Tente entender a causa do atraso
Tentar entender as causas que levaram ao atraso também é uma forma de recuperar dívidas de seus clientes. Afinal, especialmente em um cenário como o atual, com a crise e as mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, mesmo as pessoas mais precavidas e cuidadosas acabaram com problemas ou imprevistos.
Muitas vezes, a perda do prazo de pagamento pode estar relacionada a esse panorama, fazendo com que um pouco de calma e compreensão possam reforçar a marca do seu negócio e demonstrar que você se importa. Ouça o que o seu cliente tem a falar e comece as cobranças apenas como forma de aviso ou lembretes.
Observe os direitos do consumidor
Outro ponto muito importante para recuperar dívidas de clientes é saber que, mesmo que eles estejam em atraso com o pagamento dos seus produtos ou serviços, a legislação ainda assegura diversos direitos para ele. Sendo assim, atenha-se ao Código de Defesa do Consumidor, especialmente quando você for efetuar a cobrança.
Avalie quais abordagens estão de acordo com a lei brasileira, até para trazer mais segurança para você e para a sua empresa nesse momento. Em relação a multas, também é preciso ter olhos atentos, pois o CDC indica alguns limites de acordo com o contrato e o segmento de mercado do empreendimento, por exemplo.
Comece utilizando lembretes
Você já seguiu os passos anteriores e chegou ao momento em que precisa formalizar a sua intenção de receber o que lhe é devido para o consumidor. Para começar, portanto, você deve se valer de lembretes, que são impessoais e não causam constrangimento. Mais uma vez, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada para você.
Mensagens de SMS ou via e-mail, por exemplo, podem ser de grande valia. É um método para informar o atraso e dá a oportunidade de o cliente bem-intencionado começar a pensar em formas de quitar esse valor. Por outro lado, se ele não pagar, também é uma maneira de prepará-lo para uma ligação ou contato mais formal.
Esteja aberto a negociações
Agora que você já iniciou o processo de maneira estratégica e já sabe o motivo do atraso, é interessante oferecer algumas opções que ajudem a deixar a pessoa mais confortável para pagar. Muitas vezes, a dívida pode estar acima da capacidade de pagamento do consumidor, impossibilitando a sua quitação mesmo que ele queira.
Nessa hora, você pode dar um bom abatimento à vista ou partir para táticas de parcelamento. É um tipo de iniciativa que aumenta as suas chances de receber e, de quebra, é encarada como uma oportunidade para quem deve. Aceitar cartão de crédito também é uma alternativa que vem ganhando espaço.
Não seja ultrapassado ao cobrar
Existem hábitos de cobrança que são completamente ultrapassados e podem prejudicar a credibilidade de sua empresa, tanto diante da concorrência quanto do seu público consumidor. Por isso, é interessante se manter longe deles, conhecendo os hábitos e estratégias condizentes com a sociedade atual.
As ligações por telefone, por exemplo, estão fora de moda, sendo consideradas até um pouco invasivas. Esse é um recurso que pode ser deixado para uma fase posterior, na qual outras opções já estão esgotadas. O mesmo vale para correspondências por escrito, que ainda apresentam um custo superior ao correio eletrônico.
Use vários meios de comunicação
Para seguir as orientações do tópico acima e não ser ultrapassado na cobrança, você pode se valer dos diversos meios de comunicação disponíveis atualmente. Boa parte deles não demanda qualquer tipo de investimento e permite o contato em tempo real, especialmente se considerarmos que, hoje em dia, a internet é quase universal.
Como dissemos anteriormente, as mensagens SMS e o e-mail são excelentes para mandar avisos impessoais. Em ambos os casos, os conteúdos devem ser concisos, formais e objetivos, pois se trata de um assunto importante. O WhatsApp também guarda suas vantagens e pode ser uma forma de exibir benefícios em quitar a dívida, como um desconto.
Cogite terceirizar a cobrança
Por fim, se mesmo depois de conferir este conteúdo mostrando como recuperar dívidas de seus clientes você ainda estiver inseguro ou enfrentando problemas nesse processo, pode ser a hora de buscar uma solução um pouco diferente. Nesses caso, a terceirização pode ser a alternativa que você estava procurando.
Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, que podem fazê-lo com maestria e sem gerar constrangimentos. Também é uma maneira de poder se dedicar ao que realmente interessa, que é a sua função dentro do negócio. Com auxílio especializado e conhecimento de causa, eles estarão prontos para lidar com qualquer situação.
Essas são apenas algumas dicas para recuperar dívidas de clientes. Saber fazer isso do jeito certo é importante tanto para garantir o seu fluxo de caixa quanto para não criar atritos desnecessários com seus consumidores.
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