A forma como o seu negócio toma decisões faz toda a diferença. Mesmo para pequenos empreendedores, é fundamental ter uma filosofia bem-definida na hora de se planejar. E uma metodologia que tem mostrado ótimos resultados atualmente é a gestão para resultados.
Independentemente do porte do seu negócio, esse método pode contribuir bastante com seu crescimento e com o engajamento da sua equipe. A questão é entender como aplicar esse conceito na prática.
Confira o artigo e veja como você pode utilizar a gestão para resultados em seu negócio.
O que é gestão para resultados?
Também chamada de gestão orientada a resultados, o conceito se trata de um modelo de administração que prioriza o desempenho da equipe e metas alcançadas em vez dos processos utilizados. Como resultado, ela exige maior compromisso dos profissionais e coloca menos ênfase em outros aspectos, como horas trabalhadas.
Esse modelo apresenta três pilares orientadores:
- Transparência — toda a equipe deve entender as metas e seu impacto na empresa;
- Objetividade — essas metas precisam ser claras e mensuráveis;
- Engajamento — os colaboradores devem ter um papel ativo tanto no planejamento quanto no alcance dessas metas.
A principal vantagem desse modelo é aumentar o envolvimento dos colaboradores nessas tarefas, já que o objetivo não é apenas cumprir rotinas, mas alcançar resultados. Se forem bem planejadas, essas metas contribuem com sua motivação, seu foco e seus resultados.
Como aplicar a gestão para resultados em seu negócio?
Para implementar uma gestão orientada para resultados em sua empresa, é necessária uma mudança tanto nas rotinas de trabalho quanto em sua filosofia. Para orientar, separamos aqui alguns passos pelos quais você pode começar. Confira.
Escolha um modelo de metas
O mais importante na gestão para resultados é saber como definir metas e medir seu progresso. Para isso, você deve escolher um modelo e garantir que toda e equipe comece a usá-lo no dia a dia. Assim, todos os colaboradores podem acompanhar seus resultados seguindo a mesma medida.
Defina objetivos globais
Para garantir que cada setor vai contribuir o máximo para o crescimento da empresa, é importante estabelecer metas globais em seu negócio, seguindo sempre o mesmo modelo. Assim, todas as equipes podem atuar de forma mais independente sem que seus objetivos entrem em conflito.
Estabeleça metas para cada setor
Com um objetivo global definido, o próximo passo na gestão para resultados é criar metas locais para cada setor. Para maximizar a eficiência, o ideal é que todos os colaboradores participem desse planejamento.
Preste atenção nos resultados
Naturalmente, para ter uma gestão orientada a resultados, você precisa monitorar a performance e o progresso da equipe. Além de comparar o que foi obtido com o planejamento, a gestão também precisa interpretar esses dados e identificar se e como eles podem ser melhorados.
Recompense a equipe
A melhor forma de enfatizar a importância dos resultados é criar recompensas com base nas metas alcançadas. Isso contribui bastante com o seu engajamento no dia a dia, especialmente se você recompensá-los por excederem suas metas.
Pode levar algum tempo até você conseguir implementar uma gestão para resultados em seu negócio ou em seu dia a dia como empreendedor. Afinal, não é apenas uma mudança de metodologia, mas também no pensamento de toda a equipe.
Para ter uma boa gestão de resultados a sua empresa pode investir em melhorias e quitar dívidas junto a analise de crédito empresarial que a Capital Empreendedor faz, basta clicar no link a seguir e fazer seu cadastro: Cadastre-se em nossa plataforma e simule grátis!